Home > Notícias > FMSC - Reajuste com aumento real e direitos históricos mantidos até 2024!

17/08/2023 - FMSC - Reajuste com aumento real e direitos históricos mantidos até 2024!


Compartilhe nas suas redes sociais!


Comunicação Sindicato

Campanha Salarial 2023

Com 89,5% de votos favoráveis, representadas (os) pelo Sindisaúde-RS na Fundação Municipal de Saúde de Canoas (FMSC) aprovaram negociação, conduzida pelo sindicato junto à gestão, que garantiu reajuste salarialcom um dos maiores aumentos reais dos últimos anos. Além disso, todos direitos históricos estão mantidos até 2024, como o Vale-Alimentação e o quinquênio, que não existem na CLT!

O reajuste

A categoria representada pelo sindicato na FMSC terá reajuste retroativo a maio de 7,79% nos salários, o que corresponde a quase o dobro da inflação do período, que fechou em 4,18%. Ou seja, além da reposição da inflação, a categoria ainda terá 3,61% de aumento real (acima da inflação). É o aumento real que faz o salário do trabalhador ganhar poder de compra. 

Palavra do Sindisaúde-RS

"Ao menos ao longo dos anos em que estou na gestão do sindicato, seja como diretor ou presidente, este foi um dos maiores índices de aumento real nos salários que obtivemos. Sempre é importante buscar reajuste no salário prioritariamente ao reajuste em benefícios como o VA, por exemplo. Porque benefícios não servem como base para o cálculo de demais direitos trabalhistas. Já o salário é base de cálculo para a maioria dos demais direitos trabalhistas. Portanto, o aumento salarial implica em aumento global na remuneração da categoria", explicou o presidente do Sindisaúde-RS, Julio Jesien.

Negociação aprovada por quase 90% dos votantes

Assembleia

Foi realizada de forma virtual no canal do Youtube do Sindisaúde-RS. Clique aqui para acessar, conferir a assembleia na seção de Ao vivo, e já nos seguir!

Cota negocial em favor do sindicato é aprovada em retribuição pela negociação. SÓCIOS NÃO PAGAM!

Em retribuição, 63,2% dos votantes concordaram com a proposta de cota negocial feita pelo sindicato: 1 (um) dia de trabalho, pago uma única vez no ano e apenas por quem não é sócio do sindicato. A cota negocial é instrumento de equiparação do financiamento do sindicato entre aqueles que optam por serem sindicalizados e quem não quer se associar. Isso porque, independente da associação ou não, todos recebem os benefícios das negociações do sindicato. Portanto, é uma forma de equilíbrio e fortalecimento da entidade sindical, que garante reajuste todos anos e direitos acima da CLT.

Cota negocial aprovada pela categoria

Infelizmente, apenas 30% da categoria indicou ser sócia do sindicato, única fonte de financiamento do trabalho do Sindisaúde-RS além da cota negocial, que será paga apenas por não sócios, uma única vez, como forma de equilibrar a manutenção do sindicato pela base

 

Você sabe o que é a cota negocial em favor do sindicato?
Em outras negociações nossas, temos notado que muitas pessoas têm vindo ao Sindisaúde-RS entregar termo de oposição à cota negocial sem sequer saber do que ela se trata. Inclusive, pessoas que têm vindo entregar termo de oposição achando que estão ajudando o sindicato!
Colega da FMSC, a cota negocial nada mais é do que o valor de 1 dia do teu trabalho, paga uma única vez. Ela é uma forma para que, já que todos são beneficiados pelas nossas negociações coletivas independente de serem sócios do sindicato ou não, todos contribuam um pouco com a manutenção desse trabalho sindical anual. Em 2023, nossa negociação trará para você reajuste salarial em percentual quase 2x a inflação do período e manutenção dos direitos históricos até 2024, como VA e quinquênio, que não existem na CLT.
Além de te pedir a consciência de não entregar termo de oposição à cota, vamos fazer um relato pelo lado humano.
Nós, diretoria e funcionários do Sindisaúde-RS, trabalhamos muito por aqui para que você tenha reajuste salarial, nos benefícios, e direitos acima da CLT. Entristece muito a nós, como trabalhadoras (es) e diretoria, ver vocês, por quem trabalhamos, fazendo fila aqui na frente da sede para negar ao sindicato algo que é muito pequeno perto do que você ganha através do trabalho sindical.
Por isso, se você não quer ser sócio por algum motivo, não entregue termo de oposição à cota, pode ser?
Mas claro, é teu direito.

Pesquisa ANÔNIMA sobre a cota negocial: colabore conosco?

Se puder nos ajudar, clique aqui e responda, de forma totalmente anônima, nossa breve pesquisa para que a Comunicação do sindicato entenda melhor o que você sabe e não sabe acerca da cota negocial, sindicalização e sobre nosso trabalho por você.

Informações sobre a cota negocial

A partir de 4 de setembro estará aberto o prazo para entrega de termo de oposição à cota negocial, no valor de 1 dia de trabalho, paga uma única vez no ano. E esse valor vai todo para nosso trabalho por vocês.

Repetimos nosso pedido: não entregue o termo de oposiçãoNão enfraqueça quem luta tanto por ti, tá? 

O prazo de entrega irá até o dia 13 de setembro. Confira nesta notícia horários e formalidades para entrega.

Sócias (os) não pagam cota negocial!

A cota negocial será paga apenas por não sócias (os) do sindicato, no valor de 1 (um) dia de trabalho do salário-base. A cota negocial é uma forma que o sindicato encontra para que também as pessoas que não financiam o trabalho sindical através da mensalidade social contribuam com o trabalho de negociação coletiva, já que ele beneficia toda a categoria. Está amparada em TAC firmado junto ao Ministério Público do Trabalho e, mais recentemente, o STF ja formou maioria na ARE 1018459, que permite o desconto da cota negocial aprovada em assembleia da categoria.

 

 

Orientações para entrega do termo de oposição. Prazo: de 4 a 13 de setembro

NÃO ESQUEÇA: ENTREGAR TERMO DE OPOSIÇÃO À COTA NEGOCIAL É ENFRAQUECER O SINDISAÚDE-RS. A ESCOLHA É SUA: UMA NEGOCIAÇÃO COMO A DESSE ANO OU O ENFRAQUECIMENTO DA ENTIDADE QUE OBTEVE ESSA NEGOCIAÇÃO!

Será garantido o direito de manifestação contrária do trabalhador em relação à cota negocial autorizada em assembleia conforme as orientações que seguem. A cópia, carimbada pela entidade sindical, deve ser entregue ao RH da empresa.

Lembre-se: sócias (os) não pagarão cota.

Valor da cota

Um (1) dia do teu salário-base. Esse valor é pago somente uma vez.

Prazo para entrega do termo

Começará em 04/09/2023 e se encerrará no dia 13/09/2023 (inclusive).

Horário para entrega do termo

Entre 9h e 11h30min; e entre as 13h30min e 16h30min. Observe, portanto, que há um intervalo entre 11h30min e 13h30min em que não serão aceitos termos de oposição.

Formalidades para entrega do termo

Atenção: as regras que seguem foram instituídas para evitar que empregadores influenciem trabalhadores a entregar o termo e enfraquecer a entidade sindical.

- A entrega do termo de oposição, redigido de próprio punho pelo trabalhador, em duas vias, em folha de ofício, deve ser realizada de forma individual e pessoal na sede do Sindisaúde-RS (Rua Vicente da Fontoura, 2280). A cópia carimbada pela entidade sindical deve ser entregue ao RH da empresa.

- Entregue em ato personalíssimo, ou seja, entregue pelo titular na sede do sindicato, na Rua Vicente da Fontoura, 2280.

Atenção
O sindicato solicita à categoria que observe a NR 32 no que diz respeito ao uso de uniforme fora do seu local de trabalho.