Home > Notícias > LGBTQIAP+ - Descomplicando a diversidade: "Encontro" no Sindisaúde-RS trata das diferenças sexuais e de gênero!

25/04/2024 - LGBTQIAP+ - Descomplicando a diversidade: "Encontro" no Sindisaúde-RS trata das diferenças sexuais e de gênero!

Importância do respeito às diferenças foi apontado por todas(os) as(os) presentes à reunião

O Sindisaúde-RS deu início aos encontros de 2024 da pasta de Assuntos de Gênero, Raça e Diversidade Sexual com a palestra da socióloga Maria Eduarda Carneiro da Silva, nesta quarta-feira (24). Ela falou sobre diversidade sexual e de gênero em uma reunião descontraída e cheia de trocas entre os presentes. Para a diretora Catarina Gomes, responsável pela organização do evento, esses espaços de diálogo possibilitados pelo sindicato são de suma importância para o aprimoramento das relações interpessoais e progresso pessoal e coletivo. Com essas interações, diz, a entidade promove o diálogo e o aprendizado sobre as diferenças e o respeito a elas, coisa tão necessária na nossa sociedade.

Com o título “Descomplicando a diversidade”, Maria Eduarda conduziu a palestra como uma oficina, permitindo a interação entre os participantes e explicando de forma sistematizada a diversidade de gênero e sexual, bem como diferença entre orientação e identidade sexual, a importância de tratar do tema para combater a invisibilidade, que permite julgamentos, preconceitos, precarização e subalternidade. Ela também fez uma contextualização histórica do movimento LGBTQIAPN+, falou sobre os simbolismos que suas muitas vertentes carregam e pontuou o triste cenário de ódio e violência ao qual essas pessoas estão sujeitas no Brasil. “É impressionante que nosso país seja o que mais mata LGBTs. Mata mais até que aqueles onde ser homossexual é considerado crime. E sabemos disso a partir de dados levantados através da imprensa, ou seja, há uma subnotificação porque o Brasil não tem um registro oficial para esses acontecimentos, o que nos diz que a situação é ainda muito pior do que o que tomamos conhecimento”, alertou.

O encontro acontece uma vez por mês, na sede do Sindisaúde-RS, sempre com novos convidados e é aberto ao público externo.

20240424_183438_edit2 20240424_183531_edit 20240424_183933_edit 20240424_184222_edit 20240424_184359_edit A3 A2 A1 A5 A4 fotoedgar