Home > Notícias > PISO DA ENFERMAGEM - Pressão da categoria arranca data para pagamento pela Prefeitura de Porto Alegre

28/02/2024 - PISO DA ENFERMAGEM - Pressão da categoria arranca data para pagamento pela Prefeitura de Porto Alegre


Compartilhe nas suas redes sociais!


Letícia Giacomelli - Comunicação

           

Categoria mobilizada em frente ao Centro Administrativo Municipal de Porto Alegre

 

           O ato para cobrança do pagamento do piso da enfermagem pelo prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, convocado pelo Sindisaúde-RS, reuniu profissionais e representantes da categoria em frente ao centro Administrativo Municipal, na manhã desta quarta-feira (28). A categoria reclama os atrasos no pagamento do complemento do piso da enfermagem, visto que os valores repassados pelo Governo Federal estão parados no Fundo Municipal de Saúde (FMS), desde dezembro.

            O presidente do Sindisaúde-RS, Julio Jesien, argumenta que não é razoável a demora para a transferência do dinheiro. “Queremos mais transparência e agilidade nesse processo. Afinal, os valores enviados pelo Fundo Nacional de Saúde estão há quase 60 dias parados. Para se ter uma ideia, em 31 de janeiro já havia cerca de R$ 10 milhões na conta, dinheiro que não chegou ao trabalhador. Esse é um dinheiro carimbado, que não pode ser usado para outro fim, tem destinatário certo, tem de ir para pagamento do piso da enfermagem. Não é aceitável que não tenha chegado em todas as contas dos trabalhadores de Porto Alegre”, disse, exemplificando que o Estado do Rio Grande do Sul leva cerca de 10 dias para fazer a transferência.

O presidente do Sindisaúde-RS, Julio Jesien, em discurso de mobilização.

 

            Uma comissão, acompanhada pela deputada estadual Luciana Genro (PSOL), foi recebida pelo chefe de Gabinete do Prefeito, André Coronel, e pelo secretário de Saúde de Porto Alegre, Fernando Ritter. No encontro, a Prefeitura se comprometeu a fazer os pagamentos até o dia 08 de março.

Comissão liderada por Jesien, com apoio da deputada Luciana Genro. em reunião com representantes da Prefeitura.

 

            O estabelecimento de um prazo para os pagamentos foi visto como uma vitória pela base, que pressionou e saiu com uma resposta positiva, demonstração de que, quando a categoria se une e se mobiliza, alcança conquistas, conforme lembrado pelo diretor do Sindisaúde-RS, Arlindo Ritter.

Arlindo Ritter lembrando à categoria a importância da mobilização

 

Mais resultados da reunião: confira no vídeo!