Home > Financiamento do Sindicato

Compartilhe nas suas redes sociais!


Financiamento do Sindicato


Não caia em fake news: o sindicato é ferramenta da categoria!

Como o sindicato é financiado?

  • O Sindisaúde-RS possui apenas uma forma de financiamento fixa: a mensalidade paga pelas pessoas sindicalizadas (o mesmo que "sócias"). Clique aqui e confira como se associar totalmente online e demais benefícios de ser sindicalizada(o).
  • O Sindisaúde-RS tem uma forma de financiamento eventual: a cota negocial, que você só paga se você aprovar negociação coletiva que fizermos em seu favor. Além disso, a cota não é paga por sindicalizadas(os). Entendemos que, feita dessa forma, a cota é uma forma de justiça dentre a categoria: ela equilibra o financiamento do sindicato entre todas(os), pois toda a categoria legalmente representada é beneficiada pelas negociações, independente de ser sindicalizada ou não. Sem a cota, apenas a pessoa sindicalizada financia esses avanços coletivos.

 

Atenção! 

  • "Imposto sindical": não existe mais! Era uma contribuição obrigatória a ser feita por toda(o) trabalhador(a) todos os anos e foi extinto. O Sindisaúde-RS tinha uma posição política contrária ao imposto sindical, e favorável à cota negocial, mais justa e estimulante da luta e participação na vida sindical.
  • "Cota negocial" não é centenas de reais, como aparece em algumas fake news por aí. Ela é definida por você nas mesmas assembleias que constroem a Campanha Salarial a cada ano. No caso do Sindisaúde-RS, temos cobrado o equivalente a um dia de trabalho no ano, uma única vez.

(página atualizada em julho de 2024)