Home > Notícias > CAMPANHA SALARIAL 2021 – 1ª proposta do Sindihospa é rejeitada, e sindicato faz contraproposta

13/12/2021 - CAMPANHA SALARIAL 2021 – 1ª proposta do Sindihospa é rejeitada, e sindicato faz contraproposta

Em reunião na última sexta-feira (10), ao final da tarde, o Sindisaúde-RS rechaçou a 1ª proposta do Sindihospa para nova Convenção Coletiva de Trabalho.

Atenção antes de continuar!
Reajuste salarial automático não existe no Brasil
Não existe na lei. Por isso, sem um sindicato negociando por você, seu salário fica congelado.
Você tem muitos direitos que outras categorias não têm
Os principais exemplos de direitos que o Sindisaúde-RS conquistou para você são o quinquênio, que não existe na lei trabalhista, as horas-extras a 100% (pela CLT, 50%) e o adicional noturno a 50% (pela CLT, 20%). Para conhecer outros, clique aqui.
E você pode perder todos esses direitos
A ultratividade da norma é o conceito jurídico que garantia a continuidade de direitos historicamente conquistados nas negociações. Foi suspenso em 2016. Com isso, direitos históricos podem ser suspensos ou derrubados pelas gestões se o sindicato de classe não for forte.

E o que é a Convenção Coletiva de Trabalho?

É o documento legal, resultante da negociação entre sindicato de classe e patronal, que coloca define o reajuste salarial e garante direitos históricos. Clique aqui e conheça nossas Convenções e Acordos Coletivos.

Sindisaúde-RS faz contraproposta

A 1ª proposta patronal está abaixo das perdas acumuladas pelos trabalhadores (só o INPC do período foi de 6,94%). Assim, o sindicato deixou na mesa do Sindihospa uma contraproposta que, dentro do processo de negociação, melhor contempla as necessidades da categoria. O Conselho do Sindihospa, responsável pela avaliação, se reúne essa semana.

Próxima reunião

À espera da resposta do Conselho do Sindihospa.

Associe-se online
É por causa desse trabalho, acima de todos, que o Sindisaúde-RS sempre insiste: mantenha seu sindicato forte através da sindicalização (clique aqui e faça online), pois sem a entidade de classe, você perde tudo o que conquistamos em décadas, devido à ultratividade da norma.

Essa negociação interessa a quem?

O Sindihospa, entidade patronal, representa os hospitais Divina Providência, Independência, Mãe de Deus, Moinhos de Vento, São Lucas da PUC, Ernesto Dornelles, Hospital de Clínicas (HCPA), bem como nos hospitais pertencentes ao GHC. Além disso, trabalhadores em clínicas (ambulatórias, odontológicas, estéticas e veterinárias), laboratórios, geriatrias, consultórios médicos e pet shops da Capital, desde que sejam empresas filiadas à patronal, estão também contemplados pelas negociações entre Sindisaúde-RS e Sindihospa.

Se você trabalha em outro hospital de Porto Alegre, provavelmente está representado na negociação feita com o Sindiberf, aprovada por mais de 90% da categoria em novembro e que entregou reajuste de 6,94%, além da manutenção dos direitos históricos.

Central da Campanha Salarial

Não esqueça: esse ano disponibilizamos um espaço que centralizará as notícias sobre nossas negociações. Está na capa de nosso site, bastando clicar na imagem correspondente (ou clique aqui)