Home > Notícias > CAMPANHA SALARIAL 2023 – Decidido o pedido da categoria: Vale-Alimentação geral, jornada de 30h e 5% de aumento salarial (além da inflação)

10/03/2023 - CAMPANHA SALARIAL 2023 – Decidido o pedido da categoria: Vale-Alimentação geral, jornada de 30h e 5% de aumento salarial (além da inflação)

Primeiro, um resumo para você!
Essa pauta de que vamos tratar abaixo é que a atinge a enorme maioria da base do Sindisaúde-RS. Ela define os pedidos que farão parte das nossas duas maiores negociações coletivas anuais. São elas as Convenções Coletivas de Trabalho que tratamos com o sindicato patronal Sindihospa (representante das casas de saúde e dos hospitais privados de POA, mais GHC e HCPA); e a que realizamos com o sindicato patronal Sindiberf (representante dos hospitais beneficentes, religiosos e filantrópicos na nossa base territorial).
É por causa dessas duas negociações que você, que atua em um desses hospitais ou empresas, tem reajuste salarial todo ano e uma série de direitos que conquistamos na luta e que estão acima da CLT, como adicional noturno a 50%, horas-extras a 100% e quinquênio.
Direitos conquistados: clique aqui para um resumo.
Quer entender mais sobre essas negociações? Clique aqui!
Se você não atua em nenhum desses locais de trabalhoclique aqui para conferir se algum Acordo Coletivo te representa.

Campanha Salarial 2023

Fotos: Júlio Câmara
Transmissão da assembleia: Ingrid Trojahn
Texto: Stéfano Mariotto de Moura

Você participou em massa. Mais de 500 trabalhadoras (es) que atuam nos hospitais e empresas representadas (os) por Sindihospa e Sindiberf aprovaram, com 92,6% dos votos, a pauta que vinha sendo construída por você, pela diretoria e pelas (os) delegadas (os) sindicais nas últimas semanas.

Assembleia foi na sede da Aserghc

Colaboração completa da categoria

O Sindisaúde-RS disponibilizou, em 5 de março, um formulário online para que você pudesse dar sua sugestão à pauta. O formulário esteve ativo até a véspera da assembleia aqui em nosso site e em nossas redes sociais.

Já a assembleia, realizada na sede da Aserghc a partir das 14h de 9 de março, foi transmitida simultaneamente online, e continuará disponível em nossa seção de "Lives" do Facebook.

Por fim, a votação da pauta foi realizada integralmente em formulário online, de forma que pudesse abarcar a maior quantidade possível de pessoas, Essa escolha resultou em uma de nossas votações mais expressivas nos últimos anos: 530 trabalhadoras (es), no total.

Trabalhadoras (es) acompanhando a assembleia

A pauta

Abaixo, confira alguns dos pedidos que compõem nossa pauta de reivindicações. São por eles que iremos lutar ao longo de 2023.

Principais itens da pauta final
Vale-Alimentação, no valor de uma cesta-básica calculada pelo Dieese, para toda a categoria que atua nos hospitais e empresas representadas (os) pelo Sindihospa e Sindiberf
O Vale-Alimentação não está previsto na CLT. É um direito arrancado na luta organizada das (os) trabalhadoras (es). O Sindisaúde-RS e parte de sua base lutaram e arrancaram esse benefício das gestões do GHC, HCPA, Grupo Fleury e Unimed’s POA, Federação e Encosta da Serra. O mesmo é regulado através de Acordos Coletivos. Agora, o Sindisaúde-RS e você vão lutar para incluí-lo nas Convenções Coletivas Sindihospa e Sindiberf, o que estenderia o pagamento de Vale a nossa base em todos hospitais e empresas representadas (os) por essas duas patronais. Com referência, o valor de uma cesta básica em fevereiro de 2023, segundo o Dieese, está em R$ 741,30.
Aumento real de 5% nos salários, além da reposição do INPC (inflação) do período
Estima-se que a inflação acumulada deva estar entre 5 a 7% em nossa data-base, 1º de abril, o que levaria nosso pedido de reajuste total a entre 10 a 12% (inflação + 5% de aumento real).
Jornada de 30h para toda a categoria sem redução salarial
Essa luta é para que todas (os) representadas (os) pelo Sindisaúde-RS tenham uma jornada máxima de 30h por semana, sem redução salarial. O Sindisaúde-RS representa trabalhadoras (es) de todos setores das empresas de saúde, praticamente. Clique aqui e confira se você faz parte de nossa base.
Confira demais itens da pauta ao final desse texto!

Pauta construída por você, diretoria e delegadas (os) sindicais, foi aprovada expressivamente

Cota negocial: obrigado pelo reconhecimento, categoria!

Com satisfação é que apresentamos o resultado final da votação sobre a cota negocial. Em uma das votações mais massivas de nossos últimos anos, essas (es) mesmas (os) 530 trabalhadoras (es) que aprovaram a pauta também aprovaram o pagamento da cota negocial para financiar o trabalho sindical. Foram 76,4% votando "Sim", o que significa 404 pessoas.

Votação expressiva aprovando a cota referenda trabalho sindical

A cota negocial, no valor de um dia de trabalho do salário-base, será cobrada somente se a negociação realizada pelo sindicato ao longo de 2023 for aprovada pela categoria e apenas de quem não é sócio do Sindisaúde-RS. No caso de aprovação de nossa negociação pelo coletivo, haverá ainda prazo para aqueles que assim o desejarem apresentarem individualmente termo de oposição, posteriormente ao fechamento da negociação, na sede do sindicato, de forma presencial e transcrito de próprio punho, nos prazos dispostos na (s) futura (s) Convenção (ões) Coletiva (s). Também ficarão liberados desta cota quem porventura tenha autorizado desconto da contribuição sindical. Lembramos que este pedido está ancorado no Termo de Ajuste de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público do Trabalho.

Comissão de trabalhadores

Será composta pela diretoria e delegadas (os) sindicais das bases.

Aprovação da comissão

Próximos passos

A pauta de reivindicações será agora entregue às entidades patronais para que seja marcada a primeira reunião. O sindicato informará permanentemente a categoria sobre o andamento das negociações através de suas redes sociais, site e da nossa Central da Campanha Salarial (veja abaixo).

Central da Campanha Salarial 2023

Em 2021, lançamos aqui no site a Central da Campanha Salarial, onde concentramos todas as notícias sobre as negociações salariais para toda nossa base. A iniciativa tem sido um sucesso, sendo sempre uma das nossas 4 páginas mais acessadas! A Central estará sempre na capa de nosso site e em nosso menu.

Localização da Central da Campanha Salarial no site do Sindisaúde-RS
Site no celular Site no computador

Associe-se online!

Clique aqui se quiser participar da luta sindical. De quebra, você tem acesso a benefícios e ajuda a manter teus direitos históricos!

ATENÇÃO! Veja informações que talvez você não tenha
REAJUSTE SALARIAL AUTOMÁTICO NÃO EXISTE DESDE 1992
Desde o governo Collor, vigora no Brasil a livre negociação. Isso significa que o seu reajuste de todo ano só existe porque você tem um sindicato forte negociando. Do contrário, seu salário poderia ficar congelado sempre. Zero por cento, isso mesmo. Tudo isso consta da Lei 8.542/92, que você pode conferir clicando aqui.
VOCÊ TEM MUITO MAIS DIREITOS QUE OS DA CLT!
Os principais exemplos de direitos que o Sindisaúde-RS conquistou para você são o quinquênio, que não existe na lei trabalhista, as horas-extras a 100% (pela CLT, 50%) e o adicional noturno a 50% (pela CLT, 20%). Para conhecer outros, acesse a seção "Direitos conquistados" de nosso site. E não esqueça: outras categorias profissionais sem sindicato forte não têm nada disso.
E VOCÊ PODE PERDER TODOS ESSES DIREITOS
A ultratividade da norma é o conceito jurídico que garantia a continuidade de direitos historicamente conquistados nas negociações. Foi suspenso em 2016. Com isso, direitos históricos podem ser suspensos ou derrubados pelas gestões se o sindicato de classe não for forte.

Pauta final

Clique aqui e acesse o documento com todos os pedidos que irão compor a nossa pauta de reivindicações a essas duas patronais em 2023.

Resumo dos itens da pauta final

1      REAJUSTE SALARIAL - INPC
24 -   TRABALHADORES PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS
25 -    DELEGADOS SINDICAIS