Home > Notícias > CANOAS – Ato por reajuste faz Secretário de Saúde reconhecer falta e agendar reunião com Sindisaúde-RS

09/12/2021 - CANOAS – Ato por reajuste faz Secretário de Saúde reconhecer falta e agendar reunião com Sindisaúde-RS

Stéfano Mariotto de Moura - Coordenador de Comunicação

Na manhã desta quinta (09), a diretoria do Sindisaúde-RS foi a Canoas para um ato de luta pelo reajuste salarial de nossos colegas na cidade. Com o lema “Contra o salário congelado!”, diretores (as) do sindicato se concentraram em frente à Prefeitura a partir das 10h.

Após algum tempo de movimentação do sindicato, o Secretário de Saúde da cidade, Maicon Lemos, compareceu ao local. Conversando com a diretoria do Sindisaúde-RS, Lemos reconheceu que o Município está em débito com as (os) trabalhadoras (es), e que é necessário um reajuste.

Secretário de Saúde, Maicon Lemos, conversando com diretoria do Sindisaúde-RS no ato de hoje

Próximos passos

Com a cobrança do sindicato, ficou agendada uma reunião entre gestão e Sindisaúde-RS para esta segunda-feira, 13/12 (horário a definir) para acertar os ponteiros, buscando trazer recomposição salarial a nossas (os) colegas canoenses.

Luta é antiga. Queremos o reconhecimento da Convenção Coletiva!

Apesar de o sindicato estar pontualmente lutando por este reajuste para contemplar perdas salariais, o que o Sindisaúde-RS busca há anos, em Canoas, é que a gestão canoense se comprometa oficialmente a seguir a Convenção Coletiva que negociamos anualmente com o Sindiberf, um dos maiores sindicatos patronais da saúde. "Com isso, todas as negociações com Hospital Universitário, de Pronto Socorro, as UPAS e CAPS estariam sob o guarda-chuva dessa nossa negociação maior. Automaticamente, aconteceria o repasse do reajuste dos salários que tivesse sido negociado com o Sindiberf, e problemas que englobam causas sociais poderiam ser negociados diretamente com os gestores de cada hospitais, como por exemplo assédio moral e homologações das rescisórias trabalhistas, que poderiam então ser acompanhadas pelo Sindisaúde-RS", comentou o diretor Júlio Duarte.

Mais fotos do ato (crédito: diretores Carlos Alexandre Silveira e Júlio Duarte)