Home > Notícias > CANOAS – Mediação encerrada: agora, é na Justiça! Entenda ações

27/05/2022 - CANOAS – Mediação encerrada: agora, é na Justiça! Entenda ações

Stéfano Mariotto de Moura - Coordenador de Comunicação

Colegas de Canoas, a mediação que vinha sendo realizada junto ao Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região foi encerrada na última quarta-feira (25). Embora tenhamos, através da ação da Justiça e do sindicato, conseguido liberar o FGTS e o seguro-desemprego, não houve avanço em relação ao pagamento das verbas rescisórias. Porém, está em andamento ação judicial com pedido de bloqueio de valores para o pagamento desses direitos. Abaixo, entenda e leia orientação sindical.

Prazos

Tenha claro que, a partir de agora, o departamento jurídico do Sindisaúde-RS estará sempre acompanhando a tramitação das ações. Porém, agora dependemos totalmente dos prazos do Judiciário. Não há como acelerar as ações, infelizmente.

Denúncias sobre outros assuntos relacionados às empresas que substituíram o Gamp em Canoas: clique aqui e envie e-mail informando!

Presidente Julio Jesien participou da última mediação, quarta-feira (25)

Rescisórias e FGTS

O Sindisaúde-RS move duas ações coletivas solicitando o direito às verbas rescisórias e ao FGTS. A primeira é de 2022, e a segunda é de 2017. Você pode acessar cada uma delas nos links abaixo e conferir pessoalmente.

Ações movidas pelo sindicato

Gestantes

Mais informações no grupo de WhatsApp

Eu sou automaticamente representado pelas ações do sindicato?

- No caso da ação pelas rescisórias, sim. Basta você pertencer à categoria que o Sindisaúde-RS defende. Quando houver decisão, se for favorável, você será convocado a receber seus valores. Lembre-se: pode demorar, pois agora tudo depende dos prazos do Judiciário. Até então, o sindicato vinha tentando uma solução política através da mediação. Como isso não foi possível, agora é na Justiça.

- No caso da ação pelo FGTS, são automaticamente representados os (as) trabalhadores (as): 1) que pertençam à categoria defendida pelo Sindisaúde-RS; 2) e tenham sido contratados até 2017.

- No caso das gestantes, o sindicato fará novo movimento jurídico, que será divulgado esta semana. Acompanhe.

Orientação sindical

Conforme explicado, o sindicato já ingressou com ação postulando as verbas rescisórias e multas, sendo que uma decisão favorável beneficiará a todos os seus representados.

Se você quer pleitear individualmente, o sindicato sempre orienta que você procure o nosso departamento jurídico, devido à experiência com estas ações e por ter acompanhado todo o processo de mediação. Se você quiser agendar algum dos advogados para uma ação particular, clique aqui. Na consulta, o advogado poderá te explicar com detalhes o que pode acontecer a partir de uma ação individual. E claro, você também pode agendar qualquer advogado de sua confiança se assim preferir.