Home > Notícias > CANOAS – Mediação encerrada: agora, é na Justiça! Entenda ações

27/05/2022 - CANOAS – Mediação encerrada: agora, é na Justiça! Entenda ações

Stéfano Mariotto de Moura - Coordenador de Comunicação

Colegas de Canoas, a mediação que vinha sendo realizada junto ao Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região foi encerrada na última quarta-feira (25). Embora tenhamos, através da ação da Justiça e do sindicato, conseguido liberar o FGTS e o seguro-desemprego, não houve avanço em relação ao pagamento das verbas rescisórias. Porém, está em andamento ação judicial com pedido de bloqueio de valores para o pagamento desses direitos.

Abaixo, entenda e leia orientação sindical.

Presidente Julio Jesien participou da última mediação, quarta-feira (25)

Rescisórias e FGTS

O Sindisaúde-RS move duas ações coletivas solicitando o direito às verbas rescisórias e ao FGTS. A primeira é de 2022, e a segunda é de 2017. Você pode acessar cada uma delas nos links abaixo e conferir pessoalmente.

Ações movidas pelo sindicato

Gestantes

O Sindisaúde-RS divulgará, esta semana , movimento jurídico que fará para o grupo dessas trabalhadoras. Recomendamos que você aguarde até lá, pois qualquer ação que você tome dentro dos próximos dias não fará diferença em termos de resultado final.

Mais informações no grupo de WhatsApp

Eu sou automaticamente representado pelas ações do sindicato?

- No caso da ação pelas rescisórias, sim. Basta você pertencer à categoria que o Sindisaúde-RS defende. Quando houver decisão, se for favorável, você será convocado a receber seus valores. Lembre-se: pode demorar, pois agora tudo depende dos prazos do Judiciário. Até então, o sindicato vinha tentando uma solução política através da mediação. Como isso não foi possível, agora é na Justiça.

- No caso da ação pelo FGTS, são automaticamente representados os (as) trabalhadores (as): 1) que pertençam à categoria defendida pelo Sindisaúde-RS; 2) e tenham sido contratados até 2017.

- No caso das gestantes, o sindicato fará novo movimento jurídico, que será divulgado esta semana. Acompanhe.

Orientação sindical

Conforme explicado, o sindicato já ingressou com ação postulando as verbas rescisórias e multas, sendo que uma decisão favorável beneficiará a todos os seus representados.

Se você quer pleitear individualmente, o sindicato sempre orienta que você procure o nosso departamento jurídico, devido à experiência com estas ações e por ter acompanhado todo o processo de mediação. Se você quiser agendar algum dos advogados para uma ação particular, clique aqui. Na consulta, o advogado poderá te explicar com detalhes o que pode acontecer a partir de uma ação individual. E claro, você também pode agendar qualquer advogado de sua confiança se assim preferir.