Home > Notícias > ESPÍRITA - Saúde mental: sindicato reintegra trabalhadora demitida após depressão

30/09/2022 - ESPÍRITA - Saúde mental: sindicato reintegra trabalhadora demitida após depressão

Na manhã desta terça-feira, os diretores Júlio Duarte e Lúcia Schaffer participaram de um momento de felicidade na vida de uma trabalhadora da base. A colega havia sido demitida do Hospital Espírita após quadro de depressão e, pela injustiça da situação, procurou a ajuda do Sindisaúde-RS, que auxiliou a obter, primeiro, o benefício junto ao INSS e, agora, a reintegração da trabalhadora, através de negociação tocada diretamente pelo presidente do sindicato, Julio Jesien.

Como o Sindisaúde-RS age?

A trabalhadora procurou auxílio do sindicato, que a acolheu junto ao serviço de Saúde da Trabalhadora e a encaminhou ao psiquiatra. O profissional, então, fez um consistente laudo sobre a grave situação de saúde mental por qual passava a colega, o que permitiu a ela obter o benefício do INSS durante o período de recuperação.

Agora, apta ao retorno ao serviço, a trabalhadora foi novamente amparada pela diretoria do sindicato, que deu encaminhamento no processo de negociação pela reintegração, enfim obtida.

Palavra do Sindisaúde-RS

"Nós já acolhíamos muitas (os) trabalhadoras (es) com adoecimento mental na nossa Saúde do Trabalhador. Isso sempre aconteceu, devido às sobrecargas absurdas de jornada e de atividade a que somos submetidos no exercício das nossas profissões. Porém, após a pandemia, cresceu demais a necessidade da categoria por acolhimento quanto à saúde mental. Tanto é que conseguimos, este ano, colocar uma cláusula no Termo Aditivo à Convenção Coletiva firmada com o Sindihospa para que entre em funcionamento um comitê de saúde mental pós-Covid (clique aqui e confira a cláusula quarta), um primeiro passo para melhorar essa variável de nossa vida profissional que, ano a ano, tem piorado cada vez mais", comentou Duarte.