Home > Notícias > GHC - Sindicato representa junto ao MPT contra assédio moral e por direito à autodefesa

08/12/2021 - GHC - Sindicato representa junto ao MPT contra assédio moral e por direito à autodefesa

Stéfano Mariotto de Moura - Coordenador de Comunicação

O Sindisaúde-RS, em conjunto com a Aserghc, entrou com representação junto ao Ministério Público do Trabalho (MPT) para proteger a categoria que representa nos hospitais do Grupo Hospitalar Conceição dos crescentes casos de assédio moral. Além disso, o sindicato visa garantir ainda o direito à autodefesa dos trabalhadores dentro da instituição.

Atualmente, os (as) colegas que sofrem qualquer tipo de sanção, ou que são alvo de alguma alegação por parte de gestores, não têm instâncie interna a qual recorrer nos seus locais de trabalho. Com isso, via de regra têm necessidade de procurar o Sindisaúde-RS para questionar sanções aplicadas incorretamente.

A peça providenciada pelo jurídico das entidades, Paese, Ferreira, conta com 126 páginas, com muitos anexos de trabalhadores reclamando das práticas de assédio moral. A Notícia de Fato registrada junto ao MPT tem o número NF 002706.2021.04.000/0. Dentre o constante na representação, alegaram as entidades que "estabeleceu o hospital uma série de punições (advertências, suspensões) aos seus empregados (empregados públicos, aprovados em concurso público), sem a devida garantia e observância aos princípios do contraditório e da ampla defesa. Com efeito, o resultado disto representa uma verdadeira avalanche de denúncias às entidades ora representantes".

Registro junto ao MPT