Home > Notícias > GRUPO FLEURY - Trabalhadores aprovam recomposição parcelada do salário e total nos benefícios (exceto creche)

14/07/2022 - GRUPO FLEURY - Trabalhadores aprovam recomposição parcelada do salário e total nos benefícios (exceto creche)

Campanha Salarial 2022

Após assembleia realizada na tarde de quarta-feira (13) na página do Sindisaúde-RS no Facebook, a categoria representada pelo sindicato no Grupo Fleury aprovou, com 96,5% dos votos, a contraproposta patronal para novo Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), documento que define legalmente reajuste salarial (que não está previsto na lei brasileira) e uma série de direitos que os trabalhadores representados pelo Sindisaúde-RS possuem. Os Vales Alimentação e Refeição, por exemplo, são alguns desses direitos que você do Grupo Fleury só recebe por causa do ACT, pois não existem na lei trabalhista. Além desses, você também recebe percentuais de horas extras a 100% (CLT: só 50%) e adicional noturno a 50% (CLT: só 20%) apenas por causa da negociação entre sindicato e gestão.

Com um total de 230 votos, foram 222 a favor da contraproposta e 8 contrários. Confira abaixo!

Resultado final

Proposta aprovada

- Reajuste salarial e nos pisos de 12,47%. O percentual será pago parcelado em 3 vezes: 1ª parcela de 4%, com retroatividade a maio, paga na próxima folha (ou na seguinte, mantendo a retroatividade); 2ª parcela de 4%, paga na folha referente a agosto; 3ª parcela de 4,47%, paga na folha referente a janeiro de 2023.

- Reajuste de 12,47%, retroativo à data-base, nos benefícios do Vale-Alimentação e Vale-Refeição.

- Manutenção dos demais direitos já conquistados em ACTs anteriores.

Trabalhadores reconhecem trabalho sindical e aprovam cota negocial

A categoria também aprovou o item "b" da pauta da assembleia ("instituição de cota negocial") com 72,2% de votos favoráveis. A diretoria do Sindisaúde-RS agradece o reconhecimento à necessidade de financiamento da luta por todos, mas lembra que sempre preferiremos que você se associe, passando a participar cada vez mais da vida sindical. Sócios não pagam cota negocial e, de quebra, desfrutam de uma série de benefícios, como plano odontológico, Colônia de Férias, psicóloga, convênios, médica do trabalho.

Apenas 32 pessoas, dentre o total de 230 que votaram, afirmaram serem sindicalizadas no momento.

Poucas sócias (os)

Cota negocial

Será paga:

- uma única vez;

- no valor de meio dia de trabalho do salário-base;

- apenas por trabalhadoras (es) não sócias (os) do sindicato.

A cota é a forma de equilibrar sindicalizados (as), que hoje são a única fonte de financiamento do trabalho sindical, com quem ainda não contribui com o financiamento das lutas e negociações que favorecem a todos (as). A cota está amparada junto ao Ministério Público, e o sindicato ainda garante, àqueles que não querem contribuir de forma alguma por algum motivo, o direito ao termo de oposição. Os prazos para entrega de tal termo serão pertinentemente divulgados aqui no site.

Você sabia?

Reajuste salarial automático não existe desde 1992

Desde o governo Collor, vigora no Brasil a livre negociação (Lei Nº 8.542/92). Isso significa que o seu reajuste só existe porque você tem um sindicato forte negociando. Do contrário, seu salário poderia ficar congelado sempre. Zero por cento, isso mesmo.

Você tem muito mais direitos que os da CLT!
Os principais exemplos de direitos que o Sindisaúde-RS conquistou para a maior parte da categoria que representa são o quinquênio, que não existe na lei trabalhista, as horas-extras a 100% (pela CLT, 50%) e o adicional noturno a 50% (pela CLT, 20%). Confira um resumo clicando aqui. Não esqueça: outras categorias profissionais sem sindicato forte não têm nada disso.

Que direitos a mais o ACT garante no Grupo Fleury?
Vale-Alimentação, Vale-Refeição, horas extras a 100% (CLT: só 50%), adicional noturno a 50% (CLT: só 20%): são direitos que você só tem por causa do Acordo Coletivo. Eles não existem na lei trabalhista, ou existem com percentuais inferiores.

E você pode perder todos esses direitos
ultratividade da norma é o conceito jurídico que garantia a continuidade de direitos historicamente conquistados nas negociações. Foi suspenso em 2016. Com isso, direitos históricos podem ser suspensos ou derrubados pelas gestões se o sindicato de classe não for forte.