Home > Notícias > PISO DA ENFERMAGEM - Por que o piso não foi pago em todos hospitais em outubro?

17/10/2023 - PISO DA ENFERMAGEM - Por que o piso não foi pago em todos hospitais em outubro?

Por que o piso da enfermagem não foi pago em todos hospitais em outubro de 2023?

Em resumo, colegas, no momento, especialmente em Porto Alegre (mas não apenas), há uma questão burocrática impedindo o pagamento do piso.

Primeira coisa que o Sindisaúde-RS precisa informar você é que, como sindicato, não temos acesso autorizado a dados administrativos de gestão das empresas ou do Estado, ok? Por isso que não podemos precisar datas de repasses e outras informações semelhantes. Evidentemente que, se o piso continuar não sendo pago por mais tempo, esperamos que o Poder Judiciário nos conceda esse acesso.

Isso dito, em 6 de outubro de 2023, o Sindisaúde-RS fez um ato na Secretaria Municipal de Saúde de POA para questionar o secretário de saúde acerca do porquê de o piso não ter sido pago como deveria ter ocorrido. O sindicato foi informado que há um problema técnico com a contratualização entre o Município de Porto Alegre e os hospitais da cidade, o que impactou em que o dinheiro enviado pelo Governo Federal (que já está com o Município) não tenha sido repassado aos patrões. A SMS se comprometeu com a resolução do problema no menor tempo possível. O sindicato seguirá acompanhando.

Quanto aos hospitais de nossa base no interior, uma parte já pagou o piso. É possível, mas não podemos afirmar ainda, que os hospitais que ainda não honraram com o pagamento no interior possam ter tido problemas semelhantes a esse ocorrido na Capital.

O Sindisaúde-RS está, dentro das suas possibilidades, analisando os casos para agir. Em Canoas, por exemplo, uma mobilização com assembleia geral e estado de greve levou a Câmara Municipal a aprovar a lei que regulamenta os repasses no município.

E quanto às demais empresas?

Todas as empresas de saúde de Porto Alegre já deviam ter pago o piso na folha de outubro. Se isso não aconteceu na sua, é porque o patrão resolveu da cabeça dele não seguir a lei vigente, pois os prazos já se esgotaram. Assim, se for o seu caso, denuncie no formulário abaixo!

Mais dúvidas sobre o piso? Ou quer fazer sua denúncia?
Acesse nosso tira-dúvidas e formulário de denúncias clicando aqui!
E tenha em mente: o Sindisaúde-RS tem 28 diretoras (es), sendo que destes somente 10 trabalham apenas no sindicato. E nossa base tem mais de 100 mil trabalhadoras (es). Gostaríamos muito de poder resolver todos problemas de uma vez, mas precisamos de sua compreensão. Neste momento, se você ainda não recebeu o piso, o importante é denunciar em nosso formulário acima.