Campanha Salarial 2023
Mais um Acordo Coletivo com aumento real negociado pelo Sindisaúde-RS em 2023! Dessa vez, foi para a categoria representada pelo sindicato na Unimed Encosta da Serra, que receberá 5% de reajuste salarial após ter aprovado a negociação com ampla maioria em assembleia presencial na tarde desta sexta-feira, realizada no auditório da empresa, em Taquara.
Este novo Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), documento que define legalmente reajuste salarial (que não está previsto na lei brasileira) e uma série de direitos que os trabalhadores representados pelo Sindisaúde-RS possuem, também trará reajuste de 5% no Vale-Alimentação.
Cada um dos reajustes confere 1,17% de aumento real. Aumento real significa que, além da reposição das perdas pela inflação de 3,83%, a categoria terá o salário e o Vale com seu poder de compra aumentado em 1,17%.
Por fim, a empresa afirmou que pagará o piso da enfermagem na forma da lei, não havendo necessidade de Acordo Coletivo. A Unimed ES também afirmou que irá agir na forma da lei no que diz respeito à pauta da área de descanso. A empresa também solicitou a formação de um grupo de trabalho para "análise da sinistralidade do plano de saúde". Segundo a gestão, "para evitar prejuízos".
O presidente Julio Jesien e os diretores Júlio Duarte e Cláudio Lima viajaram a Taquara para a assembleia.
Assembleia foi presencial no auditório da empresa. O presidente Julio Jesien dirigiu os trabalhos (fotos: Cláudio Lima e Júlio Duarte)
Cota negocial: sócios não pagam!
A cota negocial será paga apenas por não sócias (os) do sindicato, no valor de 1 (um) dia de trabalho do salário-base, em duas parcelas, nos meses de setembro e outubro. A cota é totalmente revertida para o trabalho sindical, não para a Unimed Encosta da Serra, e é uma forma que o sindicato encontra para que também as pessoas que não financiam o trabalho sindical através da mensalidade social contribuam com o trabalho de negociação coletiva, já que ele beneficia toda a categoria. Está amparada em TAC firmado junto ao Ministério Público do Trabalho e, mais recentemente, o STF ja formou maioria na ARE 1018459, que permite o desconto da cota negocial aprovada em assembleia da categoria.
Termo de oposição à cota negocial
Mesmo assim, o sindicato disponibilizará prazo para termo de oposição, que será oportunamente informado aqui em nosso site.
Reajuste salarial automático não existe desde 1992
Desde o governo Collor, vigora no Brasil a livre negociação (Lei Nº 8.542/92). Isso significa que o seu reajuste só existe porque você tem um sindicato forte negociando. Do contrário, seu salário poderia ficar congelado sempre. Zero por cento, isso mesmo.
Que direitos além da CLT o Sindisaúde-RS traz para você, da Unimed Federação RS?
Vale-Alimentação, Vale-Refeição, auxílio home office e auxílio-educação: são direitos que você só tem por causa do Acordo Coletivo. Eles não existem na lei trabalhista.
E você pode perder todos esses direitos
A ultratividade da norma é o conceito jurídico que garantia a continuidade de direitos historicamente conquistados nas negociações. Foi suspenso em 2016. Com isso, direitos históricos podem ser suspensos ou derrubados pelas gestões se o sindicato de classe não for forte.