Home > Notícias > UNIMED FEDERAÇÃO - Novo Acordo Coletivo é aprovado

19/11/2020 - UNIMED FEDERAÇÃO - Novo Acordo Coletivo é aprovado

Em assembleia virtual realizada na tarde de quarta (18), os trabalhadores da Unimed Federação aprovaram a proposta para novo Acordo Coletivo de Trabalho por 72 votos a favor e 14 contrários, com 3 abstenções. A proposta contempla a reposição da inflação, com retroatividade a maio de 2020 (data-base). O pagamento já deve entrar na folha referente a novembro.

Assembleia foi virtual na página do Sindisaúde-RS no Facebook

Cota negocial

Os trabalhadores também votaram pelo pagamento de uma cota negocial ao Sindisaúde-RS. A ideia dessa cota, aprovada pelo Ministério Público do Trabalho, é a de que o trabalhador que não financia a atividade sindical através da associação pague um valor fixo em retribuição quando da aprovação de novas negociações anuais feitas pelo sindicato.No caso da Unimed Federação, os trabalhadores votaram da seguinte forma: 50 pediram parcelamento da cota em duas vezes e 15 em uma vez apenas, com 24 votos "não se aplica".

Se individualmente algum (a) trabalhador (a) não concordar com a votação do coletivo acerca da cota negocial, poderá fazer carta de oposição, assinada de próprio punho, e entregar na nova sede do sindicato (Rua Vicente da Fontoura, 2280), em horário de expediente, nos dez dias seguintes à assinatura do Acordo.

Sócio não paga cota

O Sindisaúde-RS tem feito uma forte campanha de sindicalização nos últimos anos. A gestão acredita que um sindicato forte deve ter o financiamento de uma base que confia na nossa luta. A cota negocial é um instrumento que o sindicato encontrou para suprir a falta de financiamento decorrente da Reforma Trabalhista de 2017, que acabou com 55% das receitas que sustentavam a atividade sindical.

Porém, nós queremos que você seja sócio. Por isso, tenha claro: só paga a cota negocial o trabalhador da Unimed Federação que não é sócio. Todo associado, inclusive quem se associar a partir de agora, não terá que pagar a cota.

ASSOCIE-SE TOTALMENTE ONLINE CLICANDO AQUI!