Home > Notícias > UNIMED POA - Com grande votação, trabalhadores aprovam recomposição retroativa de salários e vales

16/12/2021 - UNIMED POA - Com grande votação, trabalhadores aprovam recomposição retroativa de salários e vales

Campanha Salarial 2021

A categoria representada pelo Sindisaúde-RS na Unimed Porto Alegre aprovou, por 98% dos votos, negociação realizada com a gestão pelo Sindisaúde-RS e comissão de trabalhadores, com recomposição de 7% nos salários retroativa à data-base (maio/2021). Além disso, o Vale-Alimentação e o Vale-Refeição também terão reajuste com retroatividade à data-base (confira abaixo os valores). Além disso, não haverá qualquer reajuste no plano de saúde. A gestão foi comunicada da decisão pela manhã.

Foram 883 votantes no total, uma das maiores votações por formulário eletrônico desde o início da pandemia, conferindo legitimidade ao processo negocial.

Resultado da votação

Proposta aprovada

- Reajuste de 7% nos salários, com retroatividade à data-base (maio/21).

- Vale-Alimentação: vai para R$ 920, com retroatividade à data-base (maio/21).

- Vale-Refeição: vai para R$ 26, com retroatividade à data-base (maio/21).

- Sem reajuste no plano de saúde.

- Manutenção das demais cláusulas do Acordo Coletivo

Assembleia foi na página do Facebook @sindisauders

Categoria havia dito "não" à proposta anterior

Há mais de duas semanas, em 29/11, os trabalhadores haviam rechaçado tentativa da gestão de impor uma proposta sem retroatividade. O "não" da categoria foi fundamental para que o sindicato voltasse com mais força à mesa de negociação, onde foi possível obter, enfim, uma proposta razoável, que acabou sendo aprovada.

Novos sócios até 3/01 também estarão isentos da cota negocial

Visando incentivar a inserção na vida sindical, o Sindisaúde-RS isentará do pagamento da cota negocial também aqueles (as) que se associarem até o primeiro dia do termo de oposição, dia 3 de janeiro. Você pode se associar totalmente online clicando aqui!

Maioria ainda não é sindicalizada na Unimed POA

Termo de oposição

Sócios do sindicato não pagam cota negocial, pois o Sindisaúde-RS entende que esses colegas já contribuem com a atividade sindical. Já aqueles trabalhadores não sócios que, mesmo com o resultado do trabalho de negociação amplamente aprovado, desejam negar o pagamento da cota negocial (meio dia de trabalho, uma única vez), terão a oportunidade de fazê-lo entre os dias 3 a 13 de janeiro, entre 9h e 11h30min, e entre as 13h30min e 16h30min. Observe, portanto, que há um intervalo entre 11h30min e 13h30min em que não serão aceitos termos de oposição.

Devido a formalidades, ajustadas junto ao Ministério Público, bem como para evitar práticas antissindicais, o sindicato só pode aceitar termos de oposição que sejam entregues conforme as orientações abaixo:

- Firmado de próprio punho, em duas vias, em folha de ofício.

- Entregue em ato personalíssimo, ou seja, entregue pelo titular na sede do sindicato, na Rua Vicente da Fontoura, 2280.

Atenção
Conforme NR 32, o sindicato informa que não receberá, dentro da sede da entidade, trabalhadores vestindo uniforme do seu local de trabalho.

O que é a cota negocial e o termo de oposição

A cota negocial foi aprovada pela categoria na assembleia de 29 de novembro. Em resumo, institui que trabalhadores (as) não sócios do sindicato, beneficiados pela negociação aprovada, paguem o valor de meio dia de trabalho como forma de ajudar com o financiamento da atividade e estrutura sindical. Ou seja, é uma cota paga apenas por quem não contribui em nada com o trabalho sindical e, mesmo assim, é beneficiado por tudo o que o sindicato faz.

Já o termo de oposição é a garantia que o Sindisaúde-RS dá àqueles que, mesmo beneficiados, escolham não contribuir com nem um centavo ao sindicato de classe.