Home > Notícias > CAMPANHA SALARIAL 2023 - Após protesto no Hospital Moinhos de Vento, Sindisaúde-RS discute Convenção Coletiva em mediação no TRT-4

26/05/2023 - CAMPANHA SALARIAL 2023 - Após protesto no Hospital Moinhos de Vento, Sindisaúde-RS discute Convenção Coletiva em mediação no TRT-4

Júlio Câmara - Comunicação

Campanha Salarial 2023

Na manhã de ontem (25), dezenas de trabalhadores da saúde se uniram em uma manifestação em frente ao Hospital Moinhos de Vento, em um ato de defesa de seus direitos. O motivo foi a preocupante tentativa do Sindihospa, representante dos empregadores, de retirar direitos trabalhistas e agravar ainda mais as condições de trabalho daqueles que têm sido incansáveis na linha de frente da pandemia!

A lista de empresas representadas pelo Sindihospa inclui hospitais que empregam milhares de trabalhadores da saúde. Pessoas que têm dedicado suas vidas e colocado seus familiares em segundo plano para garantir a segurança e o cuidado dos pacientes!

Manifestação da campanha salarial ocupou a frente do Hospital Moinhos de Vento entre 11h e 13h

Sindisaúde-RS e Sindihospa vinham se reunindo semanalmente para discutir as reivindicações aprovadas pelos trabalhadores em assembleia geral. Desde a primeira reunião, representantes do Sindihospa apresentaram uma lista de assuntos que gostariam de discutir para efetuar apenas “ajustes de redação”. No entanto, na quinta reunião, realizada no dia 23,  entregaram sugestões que significam uma avassaladora tentativa de retirada de mais de 10 direitos históricos!

Diretores e delegados sindicais representaram seus colegas na manifestação

Valorização profissional é o que exigimos! Palmas não bastam!

Além disso, os empregadores não oferecem qualquer reajuste salarial a trabalhadores que já enfrentam perda salarial. Essa atitude ingrata vem acompanhada de incertezas em relação ao pagamento do piso da enfermagem. Diante desse absurdos, o Sindisaúde-RS decidiu suspender imediatamente a mesa de negociação que vinha reunindo a comissão de representantes do Sindihospa com os trabalhadores.

Avanços na mediação realizada no TRT-4!

Durante a tarde de ontem (25), a luta ganhou mais um capítulo com a mediação ocorrida no Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-4), envolvendo o Sindisaúde-RS e o Sindihospa. A reunião contou com a participação massiva da diretoria do Sindisaúde-RS, dos delegados sindicais e do Sindicato dos Enfermeiros (Sergs), garantindo uma representatividade sólida dos hospitais e casas de saúde.

Mediação no TRT-4 foi importante para reestabelecer negociação

Os advogados Raquel Paese e Pedro Jacobi, assessores jurídicos do Sindisaúde-RS, estiveram presentes na mediação para oferecer suporte aos trabalhadores. O vice-presidente do TRT-4, desembargador Ricardo Hofmeister de Almeida Martins Costa, mediou a reunião, que também contou com a presença do Ministério Público do Trabalho através do procurador Marcelo Goulart.

Ficou definido que, a partir de agora, a negociação da Convenção Coletiva de Trabalho será debatida sob a mediação do Tribunal.

Quem o Sindihospa representa?

Resumidamente, representa casas de saúde e hospitais privados de Porto Alegre, bem como o GHC e o HCPA. Isso significa que as negociações firmadas entre Sindisaúde-RS e Sindihospa contemplam os trabalhadores representados pelo Sindisaúde-RS nos hospitais pertencentes ao GHC, Hospital de Clínicas (HCPA), Divina Providência, Independência, Mãe de Deus, Santa Ana, Moinhos de Vento, São Lucas da PUC, Ernesto Dornelles, Blanc. Além disso, trabalhadores em clínicas (ambulatórias, odontológicas, estéticas e veterinárias), laboratórios, geriatrias, consultórios médicos e pet shops da Capital estão também contemplados pelas negociações.

Quais são os direitos atacados?

Os patrões querem mexer no teu quinquênio, direito que só existe devido à Convenção, colocando um teto e ainda obrigando a que sejam 5 anos sem interrupção. Também querem reduzir o adicional de domingos e feriados dos atuais 100% para 50% e ainda suprimir a folga mensal de quem faz 12x36h.  Para piorar, querem mexer no banco de horas, tirar as homologações do sindicato entre outras medidas.

Clicando aqui você acessa a pauta completa do Sindihospa.

A luta segue na Campanha Salarial 2023!

O Sindisaúde-RS vai intensificar a mobilização dos trabalhadores para manifestar a insatisfação com a postura dos empresários. O ato no Moinhos de Vento abriu uma agenda de protestos que vai seguir até a conquista de uma Convenção que garanta valorização e não retire direitos!