Home > Notícias > SANTA CASA - Categoria aprova nova forma de registro de jornada por aplicativo

17/12/2021 - SANTA CASA - Categoria aprova nova forma de registro de jornada por aplicativo

A categoria representada pelo Sindisaúde-RS na Santa Casa de Porto Alegre aprovou, com 78,4% dos votos, uma nova forma de registro de jornada através de aplicativo de celular. Por razões legais, qualquer alteração que diga respeito à jornada de trabalho de uma categoria profissional deve ser feita através de Acordo Coletivo. Assim, após o sindicato tomar conhecimento da intenção da gestão de adotar o novo método, tornou-se necessário coletar a opinião formal dos trabalhadores através de assembleia geral do sindicato de classe, ou seja, o Sindisaúde-RS, única entidade que pode legalmente responder aos anseios da categoria profissional pela lei brasileira. A assembleia foi virtual na página do Sindisaúde-RS no Facebook (clique aqui para assistir).

A votação foi expressiva, com 515 pessoas. Houve ainda 14,6% do total votando contrariamente à mudança, e 7% de abstenções. A gestão da Santa Casa será, agora, formalmente informada da decisão de assembleia.

Resultado da assembleia

Mais de 60% dos votantes declararam serem do administrativo (30,7%) ou técnicas (os) de enfermagem (30,7%)

Denúncias sobre máscaras N95 serão objeto de conversa com gestão

Na assembleia de ontem, o presidente Julio Jesien informou à categoria que o Sindisaúde-RS terá uma conversa com a gestão a respeito das denúncias que chegaram às redes sociais do sindicato ao longo da semana. Segundo colegas da Santa Casa, as máscaras N95 não serão mais usadas em alguns setores, entrando em seu lugar as cirúrgicas. "A pandemia não acabou. Vamos conversar sobre isso", comentou Jesien na live.

Informações que talvez você não tenha

Apesar de o sindicato ter devolvido, só com o processo da base de cálculo do adicional noturno, R$ 18 milhões a mais de 8 mil trabalhadores da Santa Casa entre 2019 e 2021, a categoria parece seguir não financiando o trabalho sindical como seria benéfico para si própria. Apenas 21% do total de votantes declarou ser sindicalizado (a).

Além do vultoso processo acima, você pode não saber, mas no Brasil não existe reposição salarial automática na lei desde 1992. O reajuste que você ganha todo ano só vem por causa do sindicato. É o mesmo com as horas-extras a 100%, o adicional noturno a 50%, em percentuais muito acima da CLT (seriam 50% e 20%, respectivamente) e o quinquênio (que não existe na CLT). Esses são apenas 3 dos direitos que você tem somente porque o Sindisaúde-RS conquistou na luta.O Sindisaúde-RS lembra que a estrutura que traz avanços e benefícios a você, trabalhador, necessita de financiamento da base. Sindicato fraco só interessa a patrão. Por isso, coloque a mãe na cabeça e filie-se ao sindicato. Você pode fazer isso totalmente online clicando aqui! Hoje, nossa única fonte de renda é a mensalidade social.

Número de sindicalizados entre os votantes

Colocações feitas pela categoria

O formulário de votação permitiu que a categoria manifestasse opiniões sobre o assunto. Separamos algumas:

Não sou a favor pois nem todos os colegas chegam na hora certa atrasando a saída dos outros, com o ponto por aplicativo pode informar a hora que quiser, chegando ou não atrasado. E o. Colega que espera pra passar o plantão vai ser o prejudicado, pois não poderá provar que o outro não tem responsabilidade em chegar na hora certa.
Sou a favor, mas como vocês iriam controlar as possíveis fraudes? Afinal o celular não é grudado a pessoa, sendo possível deixa-lo com alguém ou outras coisas.