Home > Convenções

Compartilhe nas suas redes sociais!


Convenções


Nesta página, você pode conferir os documentos oficiais das nossas negociações e tirar algumas dúvidas sobre como funciona esse processo. Role a tela para ver tudo :)

 

Diferença entre Convenções x Acordos x Dissídio

 

Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) : são nossas principais negociaçoes e que impactam mais trabalhadores em quantidade. Diz respeito à negociação firmada entre o sindicato de classe (por exemplo, Sindisaúde-RS) e o sindicato patronal (por exemplo, Sindiberf ou Sindihospa). Nestes casos, a negociação abrange: 1) todos os trabalhadores representados pelo sindicato de classe; 2) que atuem dentro das casas de saúde que compõem a base do sindicato patronal. Essas negociações impactam dezenas de milhares de trabalhadores em nossa base (veja mais abaixo as diferenças entre Sindihospa e Sindiberf e entenda qual negociação importa para você).

Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) : diz respeito à negociação firmada entre o sindicato de classe (por exemplo, Sindisaúde-RS) e uma empresa específica (por exemplo, Unimed). Nestes casos, a negociação abrange: 1) todos os trabalhadores representados pelo sindicato de classe; 2) que trabalhem na empresa que firma o ACT. Obs.: também pode ocorrer a negociação de temas específicos através de ACTs, mesmo que as empresas negociantes sejam filiadas ao Sindihospa ou ao Sindiberf. É o caso, por exemplo, dos ACTs do GHC e do HCPA. Nesses casos, é importante perceber que as negociações entre Sindisaúde-RS e Sindihospa abrangem os trabalhadores do GHC e do HCPA no que diz respeito ao reajuste salarial e demais direitos históricos da Convenção Coletiva, enquanto os Acordos Coletivos firmados diretamente com o Sindisaúde-RS tratam, especificamente, do Vale-Alimentação e do Banco de Horas no GHC; e do Vale-Alimentação no HCPA.

Dissídio coletivo: o termo "dissídio" é usado popularmente para se referir ao reajuste salarial, o que é incorreto. O dissídio coletivo, na verdade, é quando o Poder Judiciário, a partir do ajuizamento por uma das partes, define os termos da negociação entre entidades de classe e patrões. Ou seja, é um instrumento em que a Justiça define qual será o valor do eventual reajuste e quais serão as cláusulas que irão compor a redação final do documento de negociação. O uso popular do termo provavelmente se deve às negociações entre sindicatos e patrões que, em especial durante a ditadura militar, eram comumente levadas à definição da Justiça. O Sindisaúde-RS há anos não faz dissídios coletivos, buscando sempre fechar a negociação a partir da mobilização da categoria. Obs.: o dissídio nada tem a ver com a mediação pelo TRT-4. Nesta, o Tribunal atua como um facilitador das negociações entre entidade de classe e patrões quando não houve avanço nas conversas.

 

Trabalhadores representados pelo Sindisaúde-RS

 

Clique aqui.

 

Sindihospa e Sindiberf

São os grandes sindicatos patronais com quem o Sindisaúde-RS mantém negociações anualmente.

 

Sindihospa: resumidamente, representa casas de saúde privadas de Porto Alegre, bem como o GHC e o HCPA. Isso significa que as negociações firmadas entre Sindisaúde-RS e Sindihospa contemplam os trabalhadores representados pelo Sindisaúde-RS nos hospitais privados da Capital (como Mãe de Deus, PUC, Ernesto Dornelles, entre outros), bem como nos hospitais pertencentes ao GHC e no HCPA. Além disso, trabalhadores em clínicas (ambulatórias, odontológicas, estéticas e veterinárias), laboratórios, geriatrias, consultórios médicos e pet shops da Capital, desde que sejam empresas filiadas ao Sindihospa, estão também contemplados pelas negociações.

Sindiberf: resumidamente, representa hospitais beneficentes, religiosos e filantrópicos de todo o RS. Isso significa que as negociações firmadas entre Sindisaúde-RS e Sindiberf contemplam os trabalhadores representados pelo Sindisaúde-RS em todos esses hospitais, desde que estejam localizados dentro da base territorial coberta pelo Sindisaúde-RS (clique aqui para ver a nossa base territorial).

 

Convenções coletivas finalizadas

SINDIHOSPA
(Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre)

         
     
         
         
Convenção Coletiva 2008 2007
         
         
         
SINDIBERF
(Sindicato dos Hospitais Beneficentes, Religiosos e Filantrópicos do RS)
         
         
   
         
UNIMED
UNIMED
FEDERAÇÃO
Salários, Reajustes e Pagamento Jornada de Trabalho  
         
UNIMED PORTO ALEGRE
       
         
UNIMED CANOAS
     
         
UNIMED
ENCOSTA DA SERRA
         
         
Acordos Coletivos de Trabalho: